Conseguir criar uma rotina de exercícios consistente e saber conciliá-la com a vida profissional e atividades pessoais pode ser um desafio. É necessário investir tempo e se dedicar várias vezes por semana. Esse ritmo pode ser difícil de ser alcançado, mas quando feito, é muito satisfatório!
No entanto, todos estão sujeitos a ser dominados por um desânimo de tempos em tempos. Há diversos motivos que colaboram para isso e, para que seja evitado, é importante conhecer suas possíveis causas, consequências e como reverter a situação.
Diego Toti, professor da PLENA Academia e profissional de Educação Física, comenta sobre uma das principais causas desse efeito em alguns alunos. “Fatores como o não atingimento de um resultado no tempo desejado, chuva e falta de estímulo, são os principais desmotivadores” diz.
O frio e a chuva são fatores que influenciam e muito. Sair de casa no inverno para praticar um exercício que demanda empenho, é um grande desafio para muitos. “Nessa época do ano é importante motivar os alunos durante o treinamento” explica Toti.
A vida profissional também é um fator de grande influência aos praticantes de esportes e atividades físicas. Hoje em dia as pessoas estão tão conectadas ao seu trabalho, que acabam negligenciando um fator tão importante como a própria saúde.
Mas como contornar a situação e não deixar o desânimo tomar conta?
Diego dá as seguintes dicas:
Lembre-se, desistir é sempre pior! Todo o tempo que você já investiu em treinos, todos os resultados que você já atingiu e toda a sua performance podem ser perdidos. O retorno é sempre mais difícil!
Muitas vezes a prática pode ser “chata”, mas já pensou em falar com seu instrutor a respeito disso? Juntos vocês podem criar uma rotina que seja tanto prazerosa, como efetiva. É muito importante encontrar um profissional que te dê suporte e motivação, que crie para você uma rotina que se encaixe ao seu perfil e estilo de vida.
Persista e nunca desista! Atividade física deve ser praticada regularmente. Só assim ela contribuirá para uma vida saudável e longa.
O calor que chega com a primavera e se estende ao verão, é um grande estímulo para quem faz, ou deseja iniciar a prática de exercícios físicos. No entanto, ao mesmo tempo que provoca um estímulo à atividade, também deixa as pessoas cansadas mais rapidamente, dando a conhecida sensação de moleza. Para que isso seja […]
O frio está forte, mas você é mais Trocar a cama quentinha pela academia é mais fácil, mas não necessariamente melhor. Bastante rigorosas nesse ano, as estações mais frias desafiam aqueles que fazem atividades físicas a levantar o primeiro peso antes mesmo de sair de casa: o do próprio corpo. Afinal, praticar exercício nesses períodos […]